Embalagem de vinho: como ocorre e quais soluções escolher

A embalagem de vinho é um processo delicado que deve preservar cuidadosamente todas as qualidades organoléticas do produto. Quais soluções escolher para alcançar esse objetivo?

confezionamento-vino-copertina

Quais soluções escolher para a embalagem de vinho? Essa bebida é preparada seguindo um processo muito minucioso para ressaltar da melhor forma possível o seu sabor e todas suas qualidades. Vamos ver mais detalhes sobre o processo de embalagem de vinho e as principais soluções que podem ser adotadas.

Neste artigo, vamos ver:

  • Embalagem de vinho: a granel ou garrafa?
  • As máquinas de engarrafamento para a embalagem de vinho
  • As máquinas Comac de engarrafamento de envase do vinho
  • Alguns sucessos da Comac para a embalagem de vinho

Embalagem de vinho: a granel ou garrafa?

Embora o método mais popular de embalagem de vinho seja sem dúvida o método em garrafas de vidro, o método do barril também está se tornando cada vez mais popular: o número de estabelecimentos onde é possível degustar vinhos na torneira está aumentando, com uma ampla escolha de produtos de qualidade.

Outra tendência muito interessante nos últimos anos é o vinho em latas, especialmente para as variedades espumantes, mas não só: vamos falar disso em pormenor em um dos próximos artigos deste blog.

O vinho engarrafado tende a ser preferido porque a garrafa permite um envelhecimento perfeito ao longo dos anos e, por conseguinte, resulta em um sabor que realça muito o produto, graças à perfeita harmonização de todos os seus componentes.

Mas como é que o vinho é engarrafado?

Há três fases principais no engarrafamento do vinho:

  • enxaguamento: as garrafas são higienizadas por enxaguamento com água ou outras soluções desinfetantes;
  • enchimento: uma vez esterilizadas, as garrafas são enchidas com vinho, tendo o maior cuidado em manter intacta a qualidade do produto;
  • aplicação de ronha: por fim, o processo é concluído com a aplicação da rolha das garrafas.

Contudo, o tambor de aço inoxidável também tem as suas vantagens:

  • é durável e seguro
  • é lavável e reutilizável com um ciclo de vida sem data de expiração
  • é perfeitamente capaz de preservar as propriedades do vinho

Como ocorre o processo de envase do vinho?

No que tange o enchimento dos barris, há uma fase inicial de preparação que envolve três etapas principais:

  • pré-lavagem
  • lavagem
  • esterilização

Uma vez concluído esse ciclo completo de lavagem, o vinho é embalado em barris de aço inoxidável, o melhor material do ponto de vista da segurança higiênica.

Por fim, a Comac também oferece máquinas para embalar vinho em latas, um modo que está se tornando cada vez mais popular, especialmente para o vinho espumante.

Dessa forma, é possível fornecer aos clientes uma oferta não só mais ampla e versátil mas também confiável, graças ao elevado nível tecnológico dessas máquinas, que garantem assim a perfeita preservação do vinho e de todas suas características.

As máquinas de engarrafamento para a embalagem de vinho

A Comac oferece várias soluções de linha de engarrafamento automático para embalagem de vinho que são eficientes, completas e seguras. Vejamos alguns modelos de máquinas de engarrafamento.

Sagitta 12-12-1P

É um monobloco isobárico com uma capacidade de produção de 3.000 garrafas por hora, uma solução perfeita para linhas de baixa/média capacidade. Perfeitamente capaz de enxaguar, encher e, por fim, tapar garrafas de vidro, a Sagitta 12-12-1 P se baseia na tecnologia de enchimento a contrapressão, adequado para o enchimento de bebidas não gaseificadas e gaseificadas, portanto também é excelente para a embalagem de vinho, tanto tranquilo como espumante.

Sagitta 20-20-3 P

Esta máquina de engarrafamento é também perfeita para a embalagem de vinho, tanto tranquilo como espumante. Com uma capacidade de produção de 6.000 garrafas por hora, o Sagitta 20-20-3 P possibilitar controlar de forma otimizada todos os parâmetros de enchimento, a saber:

  • descarga com gás inerte;
  • execução de vácuo na garrafa;
  • pressurização;
  • enchimento;
  • descompressão.

Podem ser configuradas receitas específicas para diferentes tipos de produtos, incluindo vinho, que podem ser ajustadas e selecionadas a partir do IHM.

confezionamento-vino-sagitta20203P

Saiba mais sobre as máquinas de engarrafamento da Comac!

Linhas de garrafa

As máquinas Comac de engarrafamento de envase do vinho

Como já vimos, o barril é também uma excelente solução para a embalagem de vinho. Portanto, vamos ver a algumas das melhores máquinas de enchimento de barris oferecidas pela Comac.

Smart Kegging Machine K1 e K2

As máquinas semi-automáticas  Smart Kegging K1 e K2 são perfeitas para atender a capacidade de produção das pequenas e médias empresas. Elas são capazes de lavar e encher 15 a 18 barris por hora e 30 a 36 barris por hora, respectivamente, dependendo da capacidade do barril e do ciclo de lavagem.

Essas máquinas de enchimento são adequadas para a embalagem de vinhos e outras bebidas e incluem uma cabeça de lavagem/enchimento no caso do modelo K1, ou uma cabeça de lavagem e enchimento no modelo K2, e até três tanques para armazenamento de soluções de lavagem.

confezionamento-vino-smart-kegging

Na foto: Smart Kegging Machine K1

Máquinas de enchimento de barris automáticas Comac

A gama de máquinas de enchimento de barris oferecidas pela Comac inclui vários modelos capazes de executar automaticamente todo o ciclo de lavagem e enchimento, cobrindo uma gama de produção de um mínimo de 50 a um máximo de 90 barris por hora

 A tecnologia e os componentes utilizados para esse tipo de instalações são os mesmos que os utilizados nas linhas de alta produção de barris. Elas garantem a máxima segurança higiênica, exigem pouca manutenção e os componentes estão prontamente disponíveis no mercado para substituição.

confezionamento-vino-bologna

Na foto: Bologna K52

Saiba mais sobre as máquinas de enchimento de barris da Comac!

Linhas de barris

Algumas histórias de sucesso para a embalagem de vinho

A grande versatilidade e qualidade das linhas de embalagem de vinho levaram a Comac ser muito apreciada na Itália e no mundo todo, recebendo feedbacks muito positivos de nossos clientes.

Entre esses, os casos de da Free Flow Wines em 2020 e da Casa Vinicola Zaramella em março de 2022.

A Free Flow Wines é uma jovem empresa californiana fundada com o objetivo de fornecer vinho de qualidade na torneira, prestando ao mesmo tempo muita atenção à sustentabilidade ambiental.

A Comac projetou e construiu a linha de enchimento de barris perfeita para as necessidades delas, equipada com duas máquinas de enchimento. A linha inclui uma série de máquinas padrão, mas também personalizações projetadas para as necessidades do cliente: por exemplo, a separação das duas linhas de enchimento, o que permite encher barris com dois produtos diferentes ao mesmo tempo e promover a otimização do tempo de produção.

Os resultados foram excelentes, combinando uma elevada capacidade de produção com uma excelente qualidade do vinho.

A experiência com a Casa Vinicola Zaramella, com sede na província de Pádua, remonta ao início deste ano.

Para atender as suas necessidades de produção, a Zaramella optou por instalar uma linha Comac VERONA K51 – 5 +1T

A linha de produção provou ser eficiente e deixou os clientes satisfeitos também graças ao comprometimento, gentileza e profissionalismo demonstrados por toda a equipe envolvida no projeto.

confezionamento-vino-zaramella

 Precisa de ajuda para encontrar a solução de embalagem de vinho certa para seu negócio?

 Entre em contato conosco